Archive for 20 settembre 2013
Blog de Madre Assunta
20 settembre 2013Queridas Coirmãs, Formandas e LMS!
Madre Assunta já tem o título, bem merecido, de venerável, agora falta-nos a graça do próximo degrau – o da beatificação. Tudo isto é um verdadeiro processo de discernimento que a Igreja faz, com muito cuidado, para perceber, com mais clareza, a ação do Espírito Santo em seus fieis, e para poder propô-los à devoção e imitação nossa e de todos os cristãos.
Enquanto continuamos a pedir esta graça, desejamos comunicar a todos/as que no site da congregação foi incluído, recentemente, o BLOG de madre Assunta. Estamos convidados/as a ler o que lá se disponibiliza, mas também sintam-se convidados/as a colaborar com escritos, segundo os dons de cada um.
As reflexões, poesias, Power point, etc., sejam enviados para o endereço: leocadiamscs@gmail.com
Obrigada e muitas bênçãos através da intercessão da venerável madre Assunta.
Ir. Leocádia Mezzomo,mscs
Postuladora da Causa de Beatificação
Declaração dos Teólogos Censores dos Escritos de Madre Assunta Marchetti
20 settembre 2013O que falamos, escrevemos ou dizemos, traz de modo geral, a marca de nossa identidade mais profunda. Podemos, portanto, afirmar que também acontece com as cartas que madre Assunta escreveu ao longo de seus anos. Ao le-las podemos intuir e extrair traços marcantes de sua identidade de mulher consagrada a Deus e a serviço da Igreja, da congregação, da família humana.
Os dois teólogos de São Paulo, que a seu tempo foram nomeados por Dom Evaristo Arns para analizar os escritos autografados pela Serva de Deus, a cofundadora, depois de meticuloso estudo afirmam in fide sacerdotum que: “nada tem encontrado neles que possa ofender a fé e os bons costumes, muito ao contrário, viram neles o testemunho – de uma religiosa scalabriniana – de profunda dedicação à causa de Deus, à vida religiosa e aos deveres das funções que, reiteradamente lhe foram confiadas e, que ela exerceu com firmeza, zelosa dedicação e profunda humildade”.[1]
Esta declaração deixa-nos alegres e agradecidas a Deus, mas leva-nos, também, a reverenciar nossa venerável madre Assunta, estimula-nos a seguir seu exemplo e convoca-nos a interceder para que ela nos obtenha de Deus, o dom da dedicação gratuita e amorosa a ele, à vida consagrada e aos deveres que a missão que nos incumbe.
Tudo isto para que não se perca nenhum daqueles e daquelas que Deus nos confiou em nossa caminhada de missionárias scalabrinianas, isto é, para que sejam salvos, particularmente, os filhos e filhas de Deus em mobilidade.
Ir. Leocádia Mezzomo Postuladora da Causa de Beatificação[1] São Paulo, 12 de novembro de 1986. Mons. Benedito M. Calanzas; Antonio de Oliveira Godinho.