Archive for 25 maggio 2015
PEREGRINAÇÃO: A Reliquia da Bem-Aventurada Assunta Marchetti
25 maggio 2015Os santos e bem-aventurados são pérolas preciosas que embelezam a Igreja, purificam o ar poluído de egoísmo da cultura hodierna, convidam a viver a alegria da amizade de Deus e a doação gratuita aos irmãos e irmãs de caminhada. Os santos e bem-aventurados, como a Cofundadora, a Bem-aventurada Assunta Marchetti são pessoas que deixaram Deus ser Deus na própria existência. Com graça e ascese colocaram a parte mais sublime de si mesmos no pedestal do existir de cada dia. Elas e eles foram uma benção para quem partilhou dos mesmos espaços e tempos de sua existência.
Com a peregrinação da relíquia da Bem-aventurada Assunta Marchetti nas comunidades religiosas da PCR, nos colégios, nos grupos de LMS, na Fazenda Esperança, nos hospitais e em várias paróquias, pude constatar, inúmeras vezes, com alegria e gratidão a Deus, como o povo simples, marcado por diferentes “lascas da cruz de Cristo” venera, suplica, quer tocar as Relíquias da Bem-aventurada Assunta, invocando sua intercessão junto a Deus, o doador de todos os dons (cf.At 3,3-7). A bem-aventurada Madre Assunta, presente em um fragmento de seu corpo, agora glorioso em Cristo, está sendo uma verdadeira bênção para muitas irmãs e para o povo de Deus.
Ler e refletir sobre as relíquias, celebrar com a Palavra ao redor de seus ossos “mais preciosos que o ouro e mais valiosos que as pérolas”; rever em clima de oração as virtudes que pautaram a vida da Beata Assunta; são momentos de ‘beleza divina’ vividos que estou tendo a graça de viver com as coirmãs. Deo gratias!
Como pessoa sinto-me indigna de experienciar esta riqueza, de ter nas mãos ‘este capital de inestimável valor espiritual’ e de poder falar dele e apresentá-lo ao povo devoto para que seja um estímulo na caminhada da vivência da fé e para que, destes corações devotos, suba a Deus, por intercessão de nossa Cofundadora, a Bem-aventurada Assunta, preces e súplicas a fim de que Deus se digne conceder abundantes graças e milagres pela intercessão daquela que na vida só soube servir os mais pequenos do Reino, confortar os migrantes, curar feridas do corpo e da alma de quantos a aproximavam.
Confesso que fico emocionada cada vez que uma pessoa vem contar-me graças e diria, verdadeiros milagres que receberam por intercessão de nossa Bem-aventurada.
Irmãs fica o convite: vamos crescer no conhecimento, na imitação e na intercessão desta primeira Bem-aventurada de nossa “humilde congregação”, como dizia Madre Assunta.
Irmã Leocádia Mezzomo,mscs
Postuladora da Causa de Canonização