A ABERTURA DA URNA COM AS RELÍQUIAS DA VENERÁVEL MADRE ASSUNTA

             O ato de veneração das relíquias é uma prova da esperança na ressurreição da carne, pois Jesus Cristo ressuscitou! O que resta do corpo de uma pessoa que viveu radicalmente o evangelho é uma “espécie de semente” de um corpo glorioso e eterno, corpo que foi templo do Deus vivo! Como os cristãos que desde o início da Igreja se aproximavam dos restos mortais dos mártires invocando sua intercessão, as pessoas congregadas diante das relíquias de Madre Assunta deixavam transparecer devoção, comoção e unidade na prece. Para todos, aqueles ossos “são mais preciosos que as pérolas e mais valiosos que o ouro”, como diziam os contemporâneos de São Policarpo, pois quem está em Cristo é nova criatura.

  fotos exumacao 10  fotos exumacao 06

A assembleia reunida na Casa madre Assunta Marchetti para a abertura da Urna que continha os restos mortais de madre Assunta, na manhã do domingo, dia 25/05 contava com a presença de Padre Eduardo Vieira, Chanceler da Arquidiocese de São Paulo, delegado do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer para presidir a cerimônia bem como de outros sacerdotes, de um diácono, de alguns leigos e de um grupo considerável de irmãs mscs das comunidades da grande São Paulo. O foto aconteceu durante uma Celebração da Palavra preparada especialmente para este evento devocional impregnado de fé. A Celebração foi enviada, também, ao governo geral e a todas as superioras províncias para que pudessem sintonizar-se com o grupo privilegiado que se encontrava na Casa Madre Assunta neste sexto domingo de Páscoa.

        As pessoas ali reunidas eram como aquelas pessoas de fé simples que, diante de uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar nela roupas de doentes ou outros objetos. No decorrer da celebração da Palavra, após a leitura de At 19,8-12 e do evangelho de Lc 6,17-19 seguida da homilia do Padre Eduardo Vieira que convocou a todas/os a seguir o exemplo de doação incondicional de madre Assunta, a postuladora, Irmã Leocádia Mezzomo, convidou a manifestar a confiança naquelas relíquias, parcelas de um corpo que viveu o amor heroico aos mais pequenos, crendo que nelas se manifesta o poder divino.

        A superiora Provincial, Irmã Sandra Maria Pinheiro, em nome da Congregação, tocou nos restos mortais o tecido de linho que será usado para confeccionar relíquias e em seguida as irmãs e os demais presentes fizeram o mesmo com uns lencinhos brancos preparados para isto. Enquanto se desenrolava devotamente este ritual toda a assembleia cantava entusiasta o hino: Madre Assunta tão sábia mulher, tu soubeste a Deus entender…

        Concluída a celebração com a benção do presidente padre Eduardo Vieira, os restos mortais da Venerável cofundadora foram levados em procissão a um lugar reservado, previamente preparado, na parte reservada às irmãs da comunidade da Casa madre Assunta Marchetti, onde permanecerão até receberem um adequando tratamento, para que uma pequena porção deles possa ser usada na confecção de relíquias e o restante será devidamente guardado na Urna que voltará, a seu tempo, na capela da Casa madre Assunta.Na ocasião foram feitas duas atas que, assinadas serão guardadas nos devidos arquivos.

São Paulo, 25 de maio de 2014.

Irmã Leocádia Mezzomo, Postuladora

fotos exumacao 04  fotos exumacao 06

fotos exumacao 02 fotos exumacao 07

Lascia un Commento

L'indirizzo email non verrà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

È possibile utilizzare questi tag ed attributi XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>