X Congresso Mariológico – Maria na Liturgia e na piedade popular

Ela (Maria) não é o sol, mas é a lua que recebe a luz do sol (Cristo) e a

transmite para a terra (humanidade). (Vitor Groppelli)

 

Congresso Mariológico (27) (640x480)No Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, entre os dias 02 e 05 de junho participamos do X Congresso Mariológico com o tema, Maria na Liturgia e na Piedade Popular, organizado pela Academia Marial, Universidade Deohoniana e CNBB com a colaboração do Santuário Nacional. O Congresso teve inicio com a celebração Eucaristia presidida pelo Arcebispo e Cardeal Dom Raimundo Damasceno.

Os eixos histórico, litúrgico e devocional popular, foram os que guiaram o desenvolvimento do congresso. Vários assessores foram convidados a facilitar o encontro, entre eles a Irmã Lina Boff, Pe. Oscar Beozzo, Irmão Afonso Murad, Pe. João Carlos Almeida, Irmã Penha Carpanedo e o Frei Alberto Beckhäuser, entre outros.

Cada um dos diversos palestrantes trabalhou um tema especifico no grupo ampliado, mas também em pequenos seminários oferecidos durante à tarde do dia 03. Todos os temas tinham relação com Maria, à liturgia e a devoção popular.

Congresso Mariológico (29) (640x480)Cada uma de nós, noviças e as irmãs que nos acompanharam participamos de um seminário diferente, para posteriormente partilhar na comunidade, isso se deu com o objetivo de tirar maior proveito do Congresso. Os seminários dos quais participamos foram: A dimensão celebrativa do rosário, Antropologia das salas das promessas: A experiência da salvação e gratidão, Significado das romarias como espaço de êxodo, Maria na liturgia das Igrejas do Oriente, O Magnificat como paradigma da liturgia integral e Sentido da consagração a Nossa Senhora.

Os documentos nos quais os assessores se fundamentaram para suas palestras foram a Lumen Gentium, Evangilium Gaudium, Marialis Cultus, Verbum Dominum, Laudato Si, Documento de Aparecida, Documento de Medellín, Documento de Santo Domingo, Documento de Puebla e o Diretório sobre piedade popular e liturgia, entre os vários documentos, livros e outras matérias mariológicas dos próprios assessores.

Congresso Mariológico (6) (640x480)Damos graças, a Deus em primeiro lugar e a Congregação que nos facilita e nos incentiva a cada vez mais aprofundarmos em nossa formação, como neste caso em nosso conhecimento e estudo sobre Maria a Mãe de Deus e nossa. Que o bom Deus as abençoe imensamente pela disposição de cada uma das irmãs em nos formar. Deo Gratias.

Noviças: Angra Motta da Silva, Diana Marcela Castro Castañeda, Goreth Batista Ferreira e Johanna Ortiz Zuñiga.

Congresso Mariológico (1) (640x480)

Leave a Reply