Participação de Encontro Litúrgico

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor.” (Sl 119,105)

 Entre os dias 27 e 29 de maio, nós noviças scalabrinianas, participamos do 18º Encontro Nacional de Canto Pastoral com Formação Litúrgica, na cidade de Aparecida-SP. Com a coordenação de Bonifácio dos Santos, os assessores foram a Irmã Idê Maria Cunha (FIC), Leandro Evaristo Ferreira, Renato Flamarion Silveira e Edmar Tassoni.

Com o foco voltado para os salmos e aclamações aprendemos também cantos para o Ano da Misericórdia, partes fixas da missa, refrãos orantes e músicas de Nossa Senhora entre outros cantos pastorais. Neste encontro fizemos memória histórica de algumas musicas compostas pelo Pe. José Candido da Silva, que completou neste ano 44 anos de compositor litúrgico. Algumas das músicas foram: Toda Bíblia é Comunicação, Mergulho na Água, Com muita Alegria e Bendito seja Deus Pai.

Refletimos a origem e a função ministerial dos salmos nas orações diárias, e celebrações. Com a ajuda da Irmã Idê Maria aprofundamos sobre qual é o lugar dos salmos na liturgia.

Para que possamos compreender os salmos e fazer deles a nossa oração precisamos entender o sentido e o contexto no qual cada um foi composto. Devemos também buscar perceber os salmos como a oração do próprio cristo que até em seus últimos momentos, na cruz, rezou “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?” (Sl 22,2).

Para concluir o encontro participamos da celebração Eucarística no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no domingo 29 de maio. Agradecemos a Congregação por esta oportunidade a nós oferecida enriquecendo assim a nossa formação.

Noviças: Angra, Goreth, Johanna e Marcela.

novicia

Leave a Reply